PATROCÍNIO

PATROCÍNIO
Patrocínio

terça-feira, 18 de outubro de 2011

NASCIMENTO DOS FILHOTES

Na proximidade da época estimada de eclosão dos ovos, a equipe passa a percorrer as praias diariamente, a procura de filhotes recém nascidos. Nesta fase o trabalho é intenso, para se evitar a longa exposição ao sol dos filhotes que nascem e ficam presos na tela.

Filhotes de tracajá ao nascimento.

Em condições naturais, o nascimento é o momento mais vulnerável na vida do filhote. Sem o trabalho de manejo, os filhotes estão sujeitos a diversos predadores o que causa uma grande perda de indivíduos.
Os filhotes nascidos são coletados dos ninhos e transportados ao berçário na aldeia Morená. O transporte é feito em sacos de aninhagem, separados e identificados por ninho. Os filhotes permanecem nos viveiros por período de um a dois dias, suficiente para que ocorra o endurecimento parcial da carapaça e redução do odor característico da gordura conhecida por “pitiú”. Caso os filhotes se encontrem com umbigo (vitelo) ainda grande, ou com defeitos na carapaça e no plastão são mantidos por tempo mais longo no berçário. Estes procedimentos têm por objetivo dificultar a predação por inimigos naturais, aumentando a probabilidade de sobrevivência dos filhotes. O período de berçário é pequeno, não necessitando a alimentação dos filhotes, tendo em vista que eles se nutrem do próprio vitelo ainda existente.
Quando da permanência dos filhotes no berçário, é realizada coleta de dados para nossos estudos. São coletados dados de biometria, pesagem, fotografia para a sexagem, coleta de tecido etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário