PATROCÍNIO

PATROCÍNIO
Patrocínio

terça-feira, 18 de outubro de 2011

ESTUDOS POPULACIONAIS

É grande o nosso esforço na redução da predação de filhotes de tracajás para a recuperação da população. Até o momento sabemos quantas fêmeas desovam nas praias e quantos filhotes soltamos anualmente no rio Xingu. Porém, é importante que avaliemos o que está acontecendo com os filhotes após sua soltura. Quantos deles sobrevivem para chegar à vida adulta e gerar novos filhotes? Assim, em um futuro próximo o projeto passará a estudar o tamanho e estrutura da população de tracajás através da marcação de filhotes e da marcação e capturas de animais adultos.

Rede para captura de tracajás adultos.
No momento o único índice que utilizamos para inferir a variação do tamanho populacional é o número total de ninhos de tracajás desovados por praia. Para o futuro testaremos outros índices de estimativa de tamanho populacional para avaliar o sucesso do nosso trabalho na recuperação da população de tracajás no Parque Indígena do Xingu.
Todos estes dados nos ajudarão a avaliar a evolução do tamanho da população de tracajá na região e, assim avaliar sua capacidade de suporte e a “saúde” desta população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário